Hollie Doyle prova que o talento não conhece fronteiras de gênero no mundo das corridas de cavalos

A maioria dos jóqueis são homens, mas tem havido avanço após avanço nas fileiras femininas e responsável por grande parte desse progresso é o grande talento de Hollie Doyle.

Doyle não é apenas uma jóquei feminina suprema, mas uma amazona líder, independentemente do sexo, e é uma das poucas jóqueis a desfrutar de um papel mantido como referência para o Blue Diamond Stud de Imad Al Sagar.

É a bordo de sua égua estrela Nashwa que ela obteve grande sucesso nas últimas temporadas, vencendo três Grupos Um e conquistando várias colocações de alto nível em uma carreira que parece destinada a continuar quando a temporada Flat realmente começar no próximo mês.

John e Thady Gosden treinam Nashwa, mas Doyle é o jóquei estável de Archie Watson, para quem registrou inúmeras vitórias ao lado de grandes nomes como Glen Shiel, Outbox e o artilheiro do Royal Ascot do ano passado, Bradsell.

Com uma posição de jóquei estável e um retentor, pode-se esperar que Doyle faça apenas um livro limitado de passeios externos, mas seu currículo prova que ela é procurada sempre que disponível e ela é a cavaleira associada ao melhor jogador de Alan King, Trueshan.

Seu status também lhe daria o direito de ficar de fora das reuniões de qualidade inferior e optar por não viajar por todo o país em passeios em todos os climas, mas Doyle é indiscutivelmente um dos pilotos que mais trabalham na sala de pesagem e levou pouco menos de 800 viagens no ano passado só na Grã-Bretanha.

Durante a janela que determina o campeonato britânico de jockeys Flat, ela montou 89 vencedores na temporada passada, terminando em quinto atrás de William Buick, Oisin Murphy, Rossa Ryan e seu marido, Tom Marquand.

Além disso, ela atuou em quase todas as jurisdições de corrida importantes que existem e no ano passado trouxe para casa prêmios em dinheiro do Japão, França, Alemanha, Suécia e Itália – algo que ela não considera garantido.

“Recebo muito apoio de todos e é muito bom sentir que tenho um livro tão aberto de treinadores que estão dispostos a me usar”, disse ela.

Hayley Turner, Saffie Osborne e Doyle após vencerem a Dubai Duty Free Shergar Cup na temporada passada (Steven Paston/PA)
Hayley Turner quebrou muitas barreiras em um momento em que havia alguma relutância em usar jóqueis mulheres, com seu sucesso abrindo caminho para pilotos mais jovens como Doyle.

“Hayley foi uma grande pioneira para todos, especialmente quando eu era jovem e ela estava no auge de sua carreira”, disse ela.

“Ela definitivamente abriu um caminho e isso teve um impacto em todos nós.”