Lambre do Brasil reivindica Amir Sword para saltos de obstáculos

Santiago Lambre conquistou o prestigioso título de salto H H The Amir Sword depois de exibir uma rotina perfeita para selar a vitória de cinco estrelas na Longines Outdoor Arena de Al Shaqab ontem.

Montando Chacco Blue II no último dia do H H The Amir’s Sword International Equestrian Festival, o famoso saltador brasileiro venceu o CSI5* – 1,60m marcando um impecável 33,05 no desempate.

Abdullah Alsharbatly, da Arábia Saudita, montado em Alamo, foi o mais rápido no desempate com um tempo de 29,97, mas quatro pênaltis custaram-lhe a vaga de vencedor, ao se contentar com a posição de vice-campeão no evento de € 308.600.

A dinamarquesa Rikke Belinda Barker, que fez dupla com Tabalou PS, garantiu a terceira posição completando a rotina em 35,66 com quatro faltas.

H H o Amir Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani homenageou os vencedores do pódio do evento, além de coroar Jassim Mohamed Al Kuwari, do Catar, que ganhou H H A Espada Amir no adestramento na sexta-feira.

O último dia contou com três eventos cinco estrelas com o austríaco Gerfried Puck, que fez parceria com a Equitron Ornaat V, conquistando as honras no CSI5* – 1,50m após 34,24 sem erros no desempate.

Alsharbatly no Dancing Wolf OL garantiu o segundo lugar com o tempo de 34,87, enquanto a suíça Nadja Peter Steiner, montada em Espoir Blanc Cristal, foi a terceira na competição depois de marcar 36,33 no desempate.

O outro evento cinco estrelas – CSI5* – 1,40 m viu Saad Alajmi da Arábia Saudita tirar o melhor proveito de Great Gatsby, de 13 anos, com a dupla registrando um tempo de 35,47 no salto para emergir no topo. A dupla australiana Jamie Kermond (Zirano) e Edwina Tops-Alexander (Labantrix) conquistou a segunda e terceira posições, respectivamente, após marcar 38,02 e 41,99, respectivamente.

Enquanto isso, Nasser Albagami, da Arábia Saudita, e Odilon de Vinck, de 10 anos, combinaram-se para vencer o CSI3* – 1,25 m com um brilhante 31,65 no desempate. Khalid Mohammed A S Al Emadi (Mira V/D Roshoeve) do Catar e Jassim Mohammed JA Al Kuwari (Cajou 16) terminaram o salto em 31,70 e 34,73, respectivamente, para completar o pódio.

Também ontem, Abdulaziz Aleid da Arábia Saudita, em companhia de Kayenne Of de Rocky Mounten, emergiu vencedor do CSI3 * – evento de 1,35m, enquanto Saeed Hamad S H Juma (Ambre de Beaufour) do Catar e Faleh Suwead Al Ajami (Steyburn) terminaram em segundo e terceiro, respectivamente.

Na Longines Indoor Arena, os catarianos Khalifa Abdulla K A Al Khaldi (CSIY-A – 1,30m), Abdulaziz Khalid Al Bukhari (CSIJ-A – 1,20m) e Mohammed Faisal Al Marri (CSICh-B – 1,10m) conquistaram títulos em competições para jovens cavaleiros no último dia do Festival de três dias.

Mais de 150 cavaleiros representando 28 países participaram no Festival deste ano, enquanto os organizadores davam as boas-vindas a cavaleiros internacionais no prestigiado evento pela primeira vez desde 2016.

O secretário-geral da Federação Equestre do Catar (QEF) e presidente do Comitê Organizador Supremo do Festival, Sheikh Ahmed bin Nouh Al Thani, expressou sua satisfação após o sucesso da realização do megaevento.

“Foi um festival equestre de três dias cheio de ação, que contou com saltos de qualidade e ação de adestramento”, disse o xeque Ahmed ontem.

“Mais de 150 pilotos de 28 países participaram do Festival e estamos felizes em recebê-lo de maneira adequada.”